O que é o BNDES Florestas?
O mundo conta com uma tecnologia natural, poderosa e amplamente disponível para enfrentar a crise climática: as florestas. Elas são o maior sumidouro terrestre de carbono, regulam chuvas, estabilizam temperaturas, protegem comunidades de desastres naturais e garantem os meios de subsistência para milhões de pessoas. Mas essa tecnologia está sob ameaça. Desde 1990, o planeta perdeu 420 milhões de hectares de cobertura florestal. Reverter essa tendência é urgente — e o governo brasileiro e o BNDES assumiram esse compromisso.
Com a meta de restaurar 12 milhões de hectares até 2030, o país reposiciona suas florestas nativas como pilares do desenvolvimento sustentável. A iniciativa BNDES Florestas articula um conjunto de ações que se conectam e se fortalecem mutuamente. Além do estímulo ao reflorestamento, o foco está em ativar a economia da floresta com inclusão produtiva, geração de renda e protagonismo das comunidades locais. A estratégia do BNDES combina instrumentos financeiros, apoio técnico, inovação tecnológica, articulação institucional e atração de capital privado para destravar gargalos e dar escala à restauração.
Viveiros abastecem projetos no entorno, redes de coletores fortalecem cadeias produtivas, e a assistência técnica qualifica profissionais em manejo, reflorestamento e sociobiodiversidade. Os projetos se interconectam, reduzem riscos, multiplicam impacto e deixam legado em água, solo, carbono e biodiversidade. E os resultados já são concretos: em menos de três anos, o BNDES já mobilizou R$ 7 bilhões em investimentos em praticamente todos os biomas brasileiros, conforme mapa a seguir, que resultarão em 280 milhões de árvores plantadas, 168 mil hectares recuperados, 70 mil empregos verdes gerados e 54 milhões de toneladas de carbono capturado.
O BNDES Florestas integra três dimensões essenciais: climática, ao consolidar o Brasil como reservatório de carbono com projetos de captura real e biodiversa; socioambiental, ao valorizar comunidades tradicionais e serviços ecossistêmicos; e econômica, ao demonstrar que restauração gera valor, emprego e inovação. O desafio é imenso, mas a oportunidade é ainda maior.
Do Brasil por todo o planeta.