BNDES ProFloresta+

Fruto da parceria entre BNDES e Petrobras, representa uma solução que preenche uma lacuna importante do setor relacionada à ausência de demanda firme por créditos de carbono de alta integridade. Por meio de leilões públicos, a Petrobras irá adquirir créditos de carbono e os vencedores do certame poderão contar com recursos diferenciados do BNDES, como o Fundo Clima - Florestas nativas.

A iniciativa cria modelos de contratos públicos e de longo prazo e explicita ao setor a formação de preço do carbono, garantindo segurança jurídica, com maior atratividade para investidores, além de fortalecer a confiança no mercado voluntário de carbono. Sua construção colaborativa resultou em instrumentos sólidos que inauguram uma nova fase na economia da restauração florestal no Brasil.

Benefícios do projeto

Integração entre financiamento e demanda

Leilão público conecta compradores de crédito de carbono de alta integridade ao maior financiador brasileiro do setor florestal e a suas linhas mais competitivas para restauração.

Transparência para o mercado de carbono

Ao tornar públicos os preços praticados em leilões, o ProFloresta+ fortalece a confiança dos agentes de mercado.

Construção coletiva

As contribuições técnicas do BNDES, Petrobras, Mattos Filho, Imaflora, Agroícone, Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sugestões dos diversos setores envolvidos, por meio de consulta pública, deixam como legado um contrato de crédito de carbono consistente.

Números da iniciativa

R$ 1,5 bi

Valor estimado em investimentos para o reflorestamento da região amazônica nos próximos 2 anos.

R$ 450 milhões

Valor do primeiro leilão a ser realizado pela Petrobras.

50 mil hectares

Este é o tamanho da área degradada que será restaurada na Amazônia — o equivalente a 50 mil campos de futebol.

15 milhões de toneladas

O ProFloresta+ ajudará a capturar cerca de 15 mi de toneladas de carbono da atmosfera, o que equivale às emissões de 8,94 milhões de carros a gasolina por ano.